Graciliano Ramos concede entrevista à TV; ator responde com falas do escritor
Com base em entrevistas, documentos e cartas do escritor, o especial traz o ator Marat Descartes interpretando falas literais de Graciliano.
Atualizado em 15/09/2014 às 19:09, por
Redação Portal IMPRENSA.
Crédito:Reprodução Ator responde as perguntas com falas do escritor
Segundo a Folha de S.Paulo , a ideia foi sugerida pela curadora da mostra "Conversas de Graciliano Ramos", Selma Caetano. A exposição no Museu da Imagem e do Som de São Paulo também terá o vídeo como uma de suas atrações. Ela será aberta na próxima sexta-feira (16/9). A partir do que foi reunido pela equipe do especial, Silvestre fez perguntas que se adaptam às respostas de Ramos.
Entretanto, o apresentador afirma que não se manteve muito próximo do material para que não fosse perdida a espontaneidade da conversa. "Não fizemos dois takes' de nada. Tudo o que vai ao ar foi gravado de primeira, como se fosse uma entrevista de verdade com o Graciliano", disse. "O ator encarna, é a única forma de dizer”, completa. A impressão é reforçada pelo visual de Descartes.
Na preparação do personagem, o ator afirma que se baseou em fotos antigas do retratado. "Quando vi as imagens, achei que a gente tem uns traços muito parecidos", conta. Para figurar o escritor, ele usa terno e óculos iguais aos que Ramos usava, com o inseparável cigarro na mão. "Gostaria de ter escutado um pouco da voz do Graciliano, mas não existe nenhum registro", lamenta Marat.
Em contato com familiares, ele descobriu que o ministro Aldo Rebelo (Esportes) seria alguém com o tom de voz parecido ao de Ramos. Ao falar sobre o especial, tanto o jornalista quando o ator destacam o senso crítico presente como a característica que mais chama a atenção no cronista. "Ele não se achava um grande escritor, tinha um senso de transitoriedade impressionante", diz Silvestre.
"Chega a ser engraçado, porque todos os livros dele que ele cita, diz que não são bons", conta Descartes. "E não era uma coisa falsa. Ele era muito meticuloso e perfeccionista, sempre achava que suas obras estavam aquém do que poderiam ser”, acrescenta.
O “GloboNews Literatura – Especial Graciliano Ramos” será exibido na próxima sexta-feira (19/9), às 20 horas, no canal pago GloboNews.





