Grã-Bretanha quer endurecer o controle sobre a pirataria na web

Grã-Bretanha quer endurecer o controle sobre a pirataria na web

Atualizado em 22/02/2008 às 14:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Com o objetivo de endurecer o controle sobre os downloads ilegais na web, a Grã-Bretanha irá impor uma legislação sobre os provedores de serviço de internet, em abril de 2009, caso eles não cooperarem com a indústria musical e cinematográfica para coibir esse tipo de pirataria online.

O governo e os provedores tentaram chegar a um acordo voluntário sobre a questão. No entanto, não obtiveram sucesso. As autoridades emitiram um comunicado afirmando que ainda preferem a solução de comum acordo, mas que irão começar a consultar uma possível legislação sobre o tema ainda este ano.

A medida segue a decisão do governo francês de banir o acesso à internet daqueles que repetidamente fazem downloads ilegais. A indústria estima que o número de usuários de banda larga, que praticam esse tipo de ação na web, é de cerca de 6 milhões.

"No intervalo de apenas quatro meses, dois governos, na França e Grã-Bretanha, simpatizaram com a simples idéia de que os provedores de internet estão posicionados de forma única para ajudar na luta contra a pirataria digital", afirmou John Kenndy, chefe de comércio internacional de música da IFPI.

Por outro lado, os provedores ainda preferem um acordo voluntário, além de afirmarem que não é de sua natureza o ato de policiar a internet.

A medida governamental tem o objetivo de ajudar as indústrias criativas do país, já que, em 2007, as vendas globais de música caíram cerca de 10% e o setor estima que dezenas de bilhões de músicas foram ilegalmente compartilhadas no ano passado.

As informações são da Agência Reuters.

Leia mais: