GP Ayrton Senna de Jornalismo anuncia seus vencedores em noite de festa
GP Ayrton Senna de Jornalismo anuncia seus vencedores em noite de festa
Na noite da última quarta-feira (04), o Instituto Ayrton Senna anunciou os vencedores da 9ª edição de seu "GP de Jornalismo", prêmio que contempla jornalistas e veículos de comunicação pela produção de trabalhos sobre educação. Nessa edição, foram inscritas 1.022 matérias de 359 jornalistas, que atuam em 160 veículos de todo Brasil. "É quase uma injustiça definir um vencedor entre os cinco finalistas porque as matérias estão muito boas. Tem-se veículos de todas as regiões do país, não é apenas do Rio e de São Paulo. Isso mostra que a cobertura não é concentrada, e há leitores para ela", afirmou Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna.
Os shows das cantoras Zélia Duncan e Vanessa da Matta animaram o público de aproximadamente 800 pessoas que lotou o Auditório Ibirapuera. A cerimônia foi conduzida pelo jornalista Chico Pinheiro. Também participaram da entrega dos prêmios os atores Bruna Lombardi, Irene Ravache, José Wilker, Carlos Alberto Ricelli e Sandra Corveloni, os jornalistas Ernesto Paglia, Ricardo Kotscho, Ana Paula Padrão, além do colunista de Veja Cláudio de Moura Castro e a apresentadora Astrid Fontenelle.
O jornal O Estado de S. Paulo recebeu o prêmio Destaque Educação da categoria especial. "Para gente, é motivo de muito orgulho receber esse prêmio. É o reconhecimento de um esforço que a gente tem tentado fazer nos últimos anos: o de ter eleito o tema educação como um dos que nós trataríamos com o máximo empenho. Estamos conseguindo colocar o tema como um dos principais assuntos do jornal", disse Roberto Gazzi, editor-chefe do jornal.
Para Paloma Oliveto, vencedora da categoria jornal pelo Correio Braziliense , o maior desafio de quem cobre a área de educação é o de "pegar número e dados, interpretá-los para as pessoas e transformar cada estatística num rosto, numa cara". Esta foi a primeira vez que a jornalista inscreve um trabalho no GP de Jornalismo, apesar de cobrir a área há alguns anos.
Os vencedores foram:
Categoria jornal : série "O ABC do Atraso", de Paloma Aléssio Oliveto e equipe, do Correio Braziliense ;
Categoria revista : séries "Desafios da Educação e Escolas Inovadoras", de Ana Aranha e equipe, da revista Época ;
Categoria fotojornalismo :" São Gabriel, a terra onde vivem os Ancestrais", de Alexandre Franklin Pazuello, do jornal Amazonas em Tempo ;
Categoria TV : "Uma escola excepcional", de Rita de Cássia Satiê Yoshimine, da TV Globo/DF
Categoria rádio : Conjunto da obra, de Cirley Ribeiro, da rádio Cultura/SP.






