Governo japonês libera passaporte e jornalista está impedido de viajar à Síria e ao Iraque

A imprensa do Japão indicou nesta sexta-feira (10/04) que o jornalista independente Yuichi Sugimoto recebeu um passaporte que o proíbe de irà Síria a ao Iraque.

Atualizado em 10/04/2015 às 14:04, por Redação Portal IMPRENSA.



Crédito:Reprodução Jornalista disse que vai insistir para receber outro passaporte sem restrições
De acordo com a agência, Sugimoto teve seu passaporte confiscado pelo ministério das Relações Exteriores em fevereiro deste ano, após declarar que gostaria de fazer uma reportagem sobre refugiados na Síria. O jornalista recebeu o passaporte na última quinta-feira (09/04), mas foi surpreendido com uma "exigência" do país: "Este passaporte é válido para todos os países e regiões, com exceções de Iraque e Síria", diz o comunicado.

"Levando em conta meu trabalho nos últimos vinte anos, não posso aceitar que me proíbam de viajar a estes dois países para cobrir a atualidade. Insistirei para que me deem um passaporte normal, como o de qualquer cidadão", afirmou Sugimoto.

Para o governo japonês, a medida é uma forma de proteger os profissionais de imprensa. Em janeiro, o empresário Haruna Yukawa e o jornalista Kenji Goto foram decapitados pelo EI.