Governo israelense proíbe jornalistas de entrarem na Faixa de Gaza
Governo israelense proíbe jornalistas de entrarem na Faixa de Gaza
Nesta segunda-feira (10), a Associação da Imprensa Estrangeira em Israel se manifestou contra uma determinação do Governo israelense que impede jornalistas de entrarem na Faixa de Gaza.
Há cinco dias o Exército israelense fechou as passagens em resposta a ataques com foguetes por parte de milícias palestinas que, por sua vez, ocorreram após uma incursão de Israel para destruir um túnel cavado no local e que seria usado para capturar soldados.
Em um comunicado, a associação afirmou que "e absolutamente essencial que os jornalistas estrangeiros possam entrar no território e divulgar suas notícias e informações a Israel e ao resto do mundo".
Para a entidade, é lamentável que "o Governo israelense não tenha oferecido qualquer explicação plausível para entender a medida", e explicou que "as atuais hostilidades não requerem restrições aos jornalistas".
De acordo com a agência de notícias Efe, a nota disse que a medida é uma "séria violação à liberdade de imprensa", e que o fato de alguns doentes continuarem entrando e saindo de Gaza mostra que "as passagens seguras são possíveis".
Leia mais






