Governo interino se defende de críticas enviando cartas à imprensa internacional

As críticas de parte da imprensa internacional sobre o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff têm incomodado o governo interino.

Atualizado em 30/05/2016 às 17:05, por Redação Portal IMPRENSA.



Crédito:Agência Brasil Ministro mandou cartas para veículos para defender governo interino
Segundo a revista IstoÉ , o ministro de Relações Exteriores, José Serra, e o embaixador do Brasil para o Reino Unido, Eduardo dos Santos, já utilizaram essa estratégia para fazer a defesa do novo governo.

Serra enviou carta ao jornal britânico Financial Times depois de o veículo publicar que o ministro “deixou claro que não é fã do Mercosul e pode propor mudanças em breve”. A reação do tucano, publicada na edição desta segunda-feira (30/5) do impresso, diz que ao contrário do que o artigo sugere, ele está convencido da importância do Mercosul e pronto para trabalhar com os países parceiros.

Santos enviou documento ao jornal The Guardian e à revista The Economist para defender a gestão interina. O primeiro havia publicado um manifesto, assinado por 20 deputados ingleses, afirmando que o impedimento de Dilma é “um insulto à democracia brasileira”, enquanto o segundo disse que o afastamento da presidente foi resultado de “um jeitinho na Constituição”.

A carta do embaixador diz que “o processo de impeachment cumpre rigorosamente com os requisitos da Constituição Federal e do Estado de direito” e que votos recebidos pelo chefe do Executivo não impedem a abertura de um processo de impedimento caso haja crime de responsabilidade.