Governo garante que leilão para faixa destinada à tecnologia 4G não afetará TV

Ministério das Comunicações garante que a faixa destinada ao 4G não irá afetar a transmissão feita pelos canais de TV brasileiros.

Atualizado em 30/04/2014 às 14:04, por Redação Portal IMPRENSA.

O Ministério das Comunicações garante que a faixa de 700 MHz destinada à tecnologia de quarta geração (4G) e telefonia não afetará a transmissão nos televisores brasileiros, em evento que discutiu as novas medidas na última terça-feira (29/4).
De acordo com o Portal Brasil, a frequência que será deliberada, atualmente é ocupada por canais de televisão e não haverá transtornos na mudança, uma vez que estes devem se atualizar para o sinal digital. Com a liberação, o espaço será cedido para a expansão dos serviços para melhorias das novas tecnologias e da telefonia no Brasil.
No entanto, o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, admitiu que podem haver contratempos na convivência entre as duas faixas, "mas são problemas específicos, não são a regra", declarou o executivo. Agência Nacional de Telecomunicações realiza testes com várias entidades visando verificar as possibilidades de problematizações entre as emissões devido sua proximidade.
Com o exemplo de outros países, como Japão e Inglaterra, Martinhão ressalta que eles também passaram por experiências semelhantes, em que o número de domicílios afetados por interferências foi bastante inferior ao previsto durante a fase de avaliação. No Reino Unido, a previsão era de que estes problemas afetassem 8,5 milhões de domicílios, mas na prática esse número caiu para 90 mil.
O dirigente reforçou que haverá um regulamento específico para tratar destas questões. O documento está sendo elaborado pela Anatel já com os resultados do levantamento realizado para a verificação do novo sistema. "Esse regulamento será levado a consulta pública. Não pode haver insegurança. O edital da faixa de 700 é um investimento em infraestrutura para o país. Esse edital só será sucesso se a gente resolver todas as pendências e trazer segurança para o investidor", ponderou.
Em consultas públicas com setores da sociedade, o ministério entende que a discussão em torno do projeto é importante para o desenvolvimento da banda larga no Brasil. "Estamos tendo o cuidado de ouvir as preocupações do setor de radiodifusão e de telecomunicações, com total transparência em todo esse processo", garantiu o secretário.