Governo francês oferece assinaturas de jornais de graça para jovens

Governo francês oferece assinaturas de jornais de graça para jovens

Atualizado em 20/10/2010 às 19:10, por Redação Portal IMPRENSA.

O Ministério da Cultura e Comunicação da França anunciou na última semana a segunda fase do projeto "Mon journal offert" (Meu jornal de graça, tradução livre) que oferece aos jovens franceses entre 18 e 24 anos um exemplar gratuito por semana de um jornal escolhido, por período de um ano.

O projeto, lançado em 2009, parece obter "sucesso considerável", segundo o ministro Frédéric Mitterrand. Cerca de 300 mil assinaturas foram pedidas na iniciativa, com oferta de mais 220 mil na próxima fase, entre 62 jornais, informa o EditorsWeblog.

Segundo estudo da agência Vision Critical, 85% dos jovens assinantes aprovaram o projeto. Mais da metade dos participantes declararam comprar outros jornais desde a execução do projeto, e 62% afirmaram ter começado a ler versões digitais dos diários escolhidos. "Este sucesso prova que a atração da imprensa diária é real em jovens. Estes novos leitores são consumidores de informação em potencial", comentou Mitterrand.

Francis Morel, presidente do jornal Le Fígaro , afirmou que a iniciativa tem sido um "sucesso inimaginável" para sua publicação. Ele acredita que não há falta de interesse dos jovens pela imprensa diária, mas talvez problemas com o custo dos exemplares.

Em 2009, o governo francês anunciou financiamento de 600 milhões de euros para ajudar meios de comunicação do país devido às suas dificuldades financeiras, além de redução de impostos para o setor em 400 milhões de euros.

O atual projeto do Ministério da Cultura custará 15 milhões de euros em três anos, custeados pelo governo e editores participantes.

Leia mais

-