Governo francês começa a investigar ataque à TV5 Monde e já discute prevenções

Nesta quinta-feira (09/04), o governo da França anunciou que vai abrir uma investigação sobre o ataque cibernético supostamente realizado por hackers ligados ao Estado Islâmico contra a rede de televisão francesa TV5 Monde na noite da última quarta (09/04).

Atualizado em 09/04/2015 às 15:04, por Redação Portal IMPRENSA.



Crédito:Divulgação Ministros de Hollande discutem criação de posto contra ataques hackers
De acordo com a agência EFE, o governo vai reforçar seus meios judiciais, técnicos e humanos para evitar um novo ataque. O diretor-geral do canal, Yves Bigot, afirmou que apenas um sinal foi recuperado, o que ainda impede a emissora de restabelecer sua transmissão ao vivo.

Os ministros Laurent Fabius (Relações Exteriores), Bernard Cazeneuve (Interior) e Fleur Pellerin (Cultura), reuniram-se na sede da emissora, em Paris, para discutir a criação de postos contra o ataque de hackers.

Através do Twitter, o primeiro-ministro, Manuel Valls, demonstrou indignação contra o ataque. "Esse ataque é uma afronta inaceitável contra a liberdade de informação e expressão", disse.

Fleur Pellerin ainda informou que uma reunião com os dirigentes dos grandes veículos de comunicação deve acontecer na tarde de sexta (10/04). A ministra ressaltou que o intuito do encontro será a análise dos pontos fortes e fracos, riscos e formas de abordar a segurança cibernética.