Governo francês aprova projeto de lei que muda funcionamento da TV pública

Governo francês aprova projeto de lei que muda funcionamento da TV pública

Atualizado em 23/10/2008 às 18:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última quarta-feira (22), o Governo da França aprovou um projeto de lei que modifica o funcionamento da televisão pública. De acordo com as novas normas, a publicidade deverá ser suprimida da programação por etapas, entre 2009 e 2011, e o sistema de nomeação da diretoria da sociedade France Television deverá ser mudado.

O anúncio foi feito pela ministra francesa da Cultura e Comunicação, Christine Albanel, que afirmou que o governo garantiu 450 milhões de euros a mais - obtidos de um imposto de 3% sobre os lucros com publicidade dos canais privados e de 0,9% sobre o volume de negócio dos operadores de telecomunicações - para compensar a receita.

A reforma também estabelece que os cinco canais da France Televisión deverão formar uma sociedade única, e que o imposto audiovisual pago anualmente pelos contribuintes franceses aumentará de acordo com a alta da inflação, informou a AFP.

A oposição alega que esse projeto de lei mostra a vontade do presidente Nicolas Sarkozy de controlar esse meio de comunicação. Com a reforma, ele daria um "presente" às redes privadas; os canais TF1 e M6, por exemplo, aumentarão suas receitas porque vão recuperar a publicidade antes obtida pela televisão pública.

Leia mais