Governo equatoriano encerra processo de dissolução da Fundamedios

Após repercussão mundial, o governo do Equador encerrou o processo de dissolução da ONG Fundação Andina para a Observação e o Estudo dos Meios ( ), que promove a liberdade imprensa no país.

Atualizado em 26/09/2015 às 14:09, por Redação Portal IMPRENSA.

A entidade era acusada de se intrometer na política partidária, desrespeitando seu próprio estatuto.


Crédito:Reprodução/Facebook César Ricaurte comemorou a decisão que mantém a Fundamedios

De acordo com a Folha de S.Paulo , a decisão foi divulgada em nota oficial da Secretaria Nacional de Comunicação (Secom). "A Secom encerrou o processo de dissolução administrativa iniciada em 7 de setembro", dizia o comunicado.


A Secom desistiu de dissolver a ONG após fazer uma última advertência à Fundamedios para que respeite as regras estatutárias e, não atue em assuntos de natureza política, para evitar "que se levantem alertas infundados com o único propósito de afetar o prestígio do Equador e das suas instituições".


O governo ainda determinou que a Fundamedios revele suas fontes de financiamento e o uso que é feito desses recursos quando for solicitada.


César Ricaurte, diretor da ONG, comemorou afirmando tratar-se de uma grande vitória para a democracia e para os direitos humanos no Equador. "A Fundamedios sente satisfação e alívio com a suspensão do processo de sua dissolução".