Governo dos EUA tem interesse em monitorar "cada esquina da Internet", afirma ONG

Governo dos EUA tem interesse em monitorar "cada esquina da Internet", afirma ONG

Atualizado em 17/08/2010 às 15:08, por Redação Portal IMPRENSA.

A organização Electronic Frontier Foundation recebeu alguns documentos da CIA e do FBI que mostram a intenção do governo norte-americano em monitorar "cada esquina da Internet". Os documentos foram divulgados após um pedido da própria EFF, segundo informa o Link!.

Como comprovante da atuação do governo norte-americano, a organização apresentou PDFs do Open Source Center, criado em 2005, pela CIA, e serve ao Estado para coletar dados de blogs, salas de bate-papo de redes sociais e outros locais publicamente acessíveis na web. Para a EFF, o projeto é o "primeiro provedor de inteligência open source do governo americano".

Em outro exemplo que atestaria a ação dos EUA, um e-mail revela interesse do FBI no Dark We Porject, da Universidade do Arizona, que colhe e analisa "todo o conteúdo relaciona a terrorismo da web". Um dos documentos enviados à organização descreve o Dark: empregar espiões para vasculhar fóruns na internet e sites escondidos nas "esquinas da Internet".

Ainda segundo a EFF, o projeto desenvolve uma ferramenta chamada Writeprint que tem como função identificar os criadores anônimos de conteúdo online.

"É claro que os investigadores do governo estão coletando várias informações pela internet em geral fora do âmbito legal. Isso é um bom lembrete de que, enquanto as redes sociais e outros sites têm termos de privacidade, a internet não tem", declarou a EFF após receber os documentos.

Leia mais