Governo dos EUA quer repatriar jornalista detida em território iraniano

Governo dos EUA quer repatriar jornalista detida em território iraniano

Atualizado em 05/03/2009 às 08:03, por Redação Portal IMPRENSA.

A Casa Branca pretende trazer de volta a jornalista Roxana Saberi, presa há quase um mês em Teerã, capital do Irã. Em visita a Israel, a Secretária de Estado americana, Hilary Clinton, disse que não dispensará esforços para repatriar a profissional, ex-miss Dakota do Norte. Segundo informou a EFE, o objetivo dos EUA é, por meio de acordo diplomático mediado pela suíça, localizar Roxana e descobrir os motivos da detenção.

Divulgação
Roxana Saberi
"Estamos trabalhando com os suíços para assegurar que um funcionário consular tenha acesso a Roxana e que ela receba a assessoria legal", disse o porta-voz do Departamento de Estado americano, Gordon Duguid.

De acordo com as autoridades iranianas, a jornalista foi detida por trabalhar de forma ilegal no país, após ter perdido a credencial de imprensa junto ao governo do Irã. Já o pai de Roxana, Reza Saberi, alega que a profissional encontra-se presa por "consumir uma garrafa de vinho".

Roxana Saberi mora há seis anos em território iraniano. Desde que entrou no país para estudar e trabalhar, a ex-miss Dakota do Norte colaborou como correspondente em jornais do Reino Unido e EUA.

Leia Mais

-

-