Governo dos EUA pressiona Google e Sonic a fornecerem dados de e-mail do WikiLeaks

O governo norte-americano pressiona o Google e a Sonic, pequena empresa de servidor de internet, para revelarem informações e dados da contade e-mail de Jacob Appelbaum, colaborador do WikiLeaks, noticia o site .

Atualizado em 10/10/2011 às 12:10, por Redação Portal IMPRENSA.


As autoridades pressionam as empresas por meio da Lei de Privacidade em Comunicação Eletrônica (Electronic Communications Privacy Act), que permite ao governo acessar informações confidenciais de e-mail, sem um mandado ou notificação à pessoa que será vasculhada. A lei foi criada em 1986, quando a internet não havia se desenvolvido para o modo complexo de uso utilizado atualmente.
Appelbaum é colaborador do WikiLeaks e desenvolveu o projeto chamado "Tor Project", que garante o anonimato das pessoas que enviam documentos à organização.
Segundo o Mashable, a Sonic contestou o pedido de entrega dos dados, mas perdeu a ação no tribunal. O Google não comentou o caso, mas, de acordo com o site, ambos foram pressionados a entregar as informações.
No Twitter, o WikiLeaks postou uma mensagem na manhã desta segunda-feira (10), em que diz que a Sonic e o Twitter são empresas confiáveis. "Ataques ao WikiLeaks revelam quem pode ser confiado na internet e na mídia. Twitter, Sonic, sim. Google, NYT, Guardian, não".
Leia mais