Governo dos EUA diz que Azerbaijão errou ao aumentar pena de jornalista
Governo dos EUA diz que Azerbaijão errou ao aumentar pena de jornalista
O porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Mark Toner, disse que o Azerbaijão deu um passo em falso ao acrescentar dois anos e meio de prisão ao jornalista, Eynullah Fatullayev, que já cumpre pena de 11 anos, desde 2007.
Segundo a AFP, o profissional está preso por ter publicado matérias sobre o massacre de armênios por soldados do Azerbaijão, durante a guerra em Nagorno Karabakh, no início de 1990. Sob nova acusação de posse de drogas, o jornalista conta agora com mais dois anos e meio de pena.
"Os Estados Unidos estão preocupados pela decisão judicial que condenou o jornalista a mais dois anos e meio de prisão por posse de drogas", disse Toner. No último domingo (4), a Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, já havia dito temer pela liberdade de imprensa no país que pertenceu à União Soviética até 1991.
Toner ainda disse que os EUA se juntaram a Organização Europeia para a Segurança e Cooperação (OSCE) pela libertação do jornalista. O porta-voz também afirmou que já pediu ao governo do Azerbaijão para respeitar plenamente a liberdade de imprensa, incluindo o direito dos jornalistas de investigar e publicar livremente.
"Os Estados Unidos estão prontos para ajudar o povo e o governo do Azerbaijão a fazer as reformas necessárias para o progresso democrático e econômico", disse Toner.
Leia mais
-






