Governo dos EUA cria documento com sugestões para a "reinvenção do Jornalismo" no país

Governo dos EUA cria documento com sugestões para a "reinvenção do Jornalismo" no país

Atualizado em 08/06/2010 às 16:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Nos EUA, o Federal Trade Comission, órgão responsável pela análise do setor comercial no país, formulou um ao Governo com sugestões para amenizar a crise do mercado de imprensa norte-americano na era da Internet e incitar discussões na sociedade a respeito do futuro do Jornalismo.

Entre as sugestões elencadas pelo departamento no que foi chamado de "Recomendações para Políticas de Suporte para a Reinvenção do Jornalismo", está a concessão de benefícios fiscais para veículos que promoverem a contratação de jornalistas; a criação de um tributo com função de fortalecer um fundo anual de emergência de US$ 4 bilhões; bônus de investimentos em empresas jornalísticas; e modificações na legislação que auxiliem a criação de novas organizações de mídia.

O texto trata também da possibilidade de revisão de leis para assegurar que os buscadores e agregadores de notícias tenham de respeitar os direitos autorais das fontes de informação. Atualmente, de acordo com a carta de sugestões do Federal Trade, "as leis não são capazes de proteger" as empresas de mídia dos serviços de busca.

Segundo o texto do documento, a iniciativa leva em conta o momento delicado enfrentado pelo Jornalismo, sobretudo em razão da falência dos modelos econômicos vigentes nas empresas de mídia em detrimento da última crise do mercado financeiro. "Inovadoras formas de jornalismo estão surgindo, e os hábitos dos consumidores de mídia estão mudando rapidamente", alerta o documento, que começou a ser produzido em maio de 2009, segundo informou o site Webmanario.

Leia mais