Governo do Irã tenta "erradicar" jornalistas no país, diz RSF
Governo do Irã tenta "erradicar" jornalistas no país, diz RSF
A organização Repórteres Sem Fronteira (RSF) divulgou comunicado, nesta terça-feira (8), em que acusa o Governo do Irã de aplicar uma "política de repressão sabiamente elaborada" desde a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad.
Durante um ano, segundo a entidade, 170 jornalistas e blogueiros foram detidos e 22 deles condenados a penas que, somadas, representam 135 anos de prisão.
Além disso, centenas de profissionais ligados à imprensa tiveram de deixar o país; 23 jornais foram fechados, bem como "milhares de sites" saíram do ar por conta de bloqueios promovidos pelo governo de Teerã.
Na opinião da entidade, que atua na defesa da liberdade de imprensa, o comportamento do governo iraniano pode ser classificado como uma "erradicação contra a profissão de jornalista".
A atuação das autoridades, segundo a RSF, tem como objetivo "enfraquecer" as redes de comunicação com bloqueios na Internet e controle do envio de mensagens por meio de telefonia móvel.
Um dos pontos mais graves da relação entre a imprensa e o Governo de Ahmadinejad, na opinião da entidade, é a ausência de garantias judiciais nos processos abertos contra os profissionais, usualmente colocados em prisões junto a detentos comuns.
Leia mais
-
-






