Governo do Irã processa sites acusados de "insultar" presidente Ahmadinejad

Governo do Irã processa sites acusados de "insultar" presidente Ahmadinejad

Atualizado em 15/12/2009 às 16:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Dois sites iranianos e seus respectivos criadores serão processados pelo governo do país por terem supostamente insultado o presidente Mahmud Ahmadinejad. O promotor de Teerã processará os sites Jahannews e Alef, segundo informou a TV estatal do Irã.

Divulgação/Planalto
Mahmud Ahmadinejad
Segundo a agência de notícias Associated Press, a medida é parte das atitudes do governo para conter a instabilidade no país desde os tumultos eleitorais de junho, quando manifestantes questionaram a reeleição de Ahmadinejad.

A página Alef pertence ao parlamentar Ahmad Tavakoli, o qual tem feito críticas ao presidente e, no passado, liderou uma campanha contra seu então ministro do Interior, que anunciou renúncia após revelarem que seu mestrado pela univerdade de Oxford era falso.

Já o site Jahannews afirmou em outro passado que o presidente iraniano ajudou a fomentar os distúrbios pós-eleitorais com seu discursou contra oposicionistas.

Apesar de ter informado sobre a abertura de processo contra os dois sites,a TV estatal iraniana não deixou claro se as páginas seriam fechadas ou se suas licenças seriam confiscadas.

Leia mais