Governo do Irã fecha nova publicação reformista após advertências

Governo do Irã fecha nova publicação reformista após advertências

Atualizado em 01/03/2010 às 11:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Autoridades iranianas suspenderam, nesta segunda-feira (1), a licença do semanário Iran Dojt , apoiador do líder Mehdi Karroubi, de oposição ao governo de Mahmoud Ahmadinejad. Segundo informou a agência Efe, o órgão fiscalizador do país fechou o veículo após emitir vários alertas contra o conteúdo publicado.

Desde a reeleição de Ahmadinejad, em junho de 2009, o regime iraniano censurou mais de dez jornais do país, a maioria ligada à oposição. Na imprensa, opositores ao atual presidente, criticaram o pleito no país, denunciando suposta fraude na apuração dos votos.

Em dezembro de 2009, autoridades do país ordenaram o fechamento do jornal Andishey-e No (Novo Pensamento, em livre tradução). A medida estaria vinculada a informações divulgadas pelo veículo sobre uma manifestação pró-governo, consideradas tendenciosas por aliados de Ahmadinejad.

O jornal Hayat-e No , dirigido por Hadi Khamenei, irmão do líder supremo da Revolução, aiatolá Ali Khamenei, também foi fechado recentemente pelo governo do Irã. Outros veículos, como Etemad , Aftab-e Yazd e Asrar também sofreram com ameaças vindas do Ministério de Cultura do país.

Leia Mais

-