Governo do Irã bloqueia acesso ao site Facebook às vésperas da campanha eleitoral

Governo do Irã bloqueia acesso ao site Facebook às vésperas da campanha eleitoral

Atualizado em 25/05/2009 às 08:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Divulgação
Mahmoud Ahmadinejad
No último sábado (23), o Ministério das Comunicações do Irã decidiu bloquear o acesso à rede social na web Facebook. A decisão do governo surge menos de 24 horas após o início da campanha para as eleições presidenciais do país, marcadas para o próximo dia 12 de junho. O partido reformista, de oposição ao atual chefe de estado Ahmadinejad, tinha na web um dos artifícios para a conquista de votos ao pleito.

Nas últimas semanas, o ex-primeiro ministro Mir Houssain Mousavi, candidato à Presidência no Irã, recorreu ao Facebook para atrair possíveis eleitores. A página do político na rede social registrou mais de cinco mil adesões até o momento de seu bloqueio.

O atual presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, também conta com perfis no Facebook, porém sem vínculo com a campanha eleitoral.

Segundo noticiou a agência Efe, integrantes do partido reformista, que contam com o apoio do ex-presidente Mohamad Khatami, ainda avaliam a possibilidade de aderir a outros mecanismos na rede mundial de computadores para atrair a adesão do eleitorado.

Leia Mais

-