Governo do Azerbaijão proíbe jornal inglês de cobrir Jogos Europeus

Após o Guardian publicar matérias sobre uma suposta violação dos direitos humanos promovida por autoridades do Azerbaijão, o governo local impediu o inglês de entrar no país para cobrir a primeira edição dos Jogos Europeus.

Atualizado em 12/06/2015 às 18:06, por Redação Portal IMPRENSA.

sobre uma suposta violação dos direitos humanos promovida por autoridades do Azerbaijão, o governo local impediu o inglês de entrar no país para cobrir a primeira edição dos Jogos Europeus.
Crédito:Reprodução Jornal não pode entrar no país após denunciar violação dos direitos humanos
Segundo o Terra, o evento, considerado como uma pequena Olimpíada, acontecerá na cidade de Baku e reunirá cerca de seis mil atletas de quase todo o continente na disputa de várias modalidades esportivas.

Há alguns meses, o jornal já esteve no país para mostrar a preparação para o início dos jogos, mas durante a visita denunciou abusos aos direitos humanos depois de jornalistas e ativistas, contrários ao governo, serem presos.

O próprio veículo alega ainda que autoridades locais estão arcando com os custos de todos os atletas participantes e criaram facilidades ao receber o evento.

Outros veículos também estão proibidos de entrar no país para a cobertura dos jogos, entre eles estão as ONGs Human Rights Watch e Anistia Internacional.

A atitude do governo é duramente criticada pelo Parlamento Europeu, que cobrou respeito aos direitos humanos em reunião nesta semana. O Comitê Olímpico Europeu também se disse contra à limitação de credenciais.