Governo de Serra Leoa cria emissora de rádio e TV independente
Governo de Serra Leoa cria emissora de rádio e TV independente
O governo de Serra Leoa vai criar um novo serviço de rádio e TV, com a fusão de sua emissora pública a uma rádio da ONU (Organização das Nações Unidas). O projeto foi anunciado na última quinta-feira (31) e representará um importante passo na comunicação social do país após o fim da guerra civil.
"Isso significará o fim das transmissões de audiovisual pública, dirigidas pelo governo, e das transmissões da rádio local da ONU, que funcionavam nos últimos nove anos ", disse uma fonte ligada ao governo.
A rádio da ONU foi instalada após a guerra civil do país, como parte da missão internacional pela manutenção da paz. Durante dez anos (1991-2001), Serra Leoa -antiga colônia britânica da África do Oeste -foi devastada por um conflito armado.
A nova emissora, chamada Serra Leoa Broadcasting Corporation (SLBC), será em uma primeira fase financiada pelas Nações Unidas, para depois contar com fundos do governo e financiamentos.
O ministro da Informação do país, Ibrahim Kargbo, disse que a emissora será comandada por um dos dirigentes da principal legenda política da oposição, o Partido do Povo da Serra Leoa (SLPP). O presidente da emissora é um antigo ministro da Informação do país africano.
A direção ainda será composta por um representante da juventude local, um do fórum inter-religioso, uma do fórum da mulher, da associação dos jornalistas e da câmara de comércio. A informação é da agência Angola Press.
Leia Mais
-






