Governo de MT exige diploma para jornalistas que participarem de concurso público

Governo de MT exige diploma para jornalistas que participarem de concurso público

Atualizado em 13/08/2009 às 16:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Apesar de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ter acabado com a exigência do diploma para o exercício do Jornalismo, o Governo do Mato Grosso está exigindo o documento para concorrentes ao cargo de Técnico de Desenvolvimento Econômico e Social.

Das 10.086 vagas oferecidas pelo estado, seis são para jornalistas. Segundo o site Olhar Direto, o diploma de Jornalismo deverá ser apresentado pelo candidato aprovado após sua nomeação. Keka Werneck, presidente de Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), afirmou que considera positiva a abertura de vagas para jornalistas, ainda que os cargos não sejam específicos para a profissão.

"Isso já é um ganho muito grande para a profissão, pois no momento em que estamos vivendo o Governo entra em papel de destaque exigindo o diploma no concurso, quando na iniciativa privada esta obrigatoriedade já não existe", declarou.

"O fato do Governo realizar provas com questões específicas para jornalistas também é muito interessante e demonstra a importância da academia, a importância de se estudar, não só pelo diploma, mas pelo conhecimento adquirido. Vai passar aquele que realmente tiver o conhecimento", continuou.

Nos conhecimentos específicos para jornalistas serão cobrados 23 tópicos, como "As diversas formas de jornalismo (on-line, radiojornalismo, telejornalismo, comunitário, documentário) e seu papel no mundo global", "Redação de boletins informativos, comunicados, matéria jornalística", "O texto jornalístico - características: a estrutura da notícia; números e siglas", "Produção de releases, comunicados e notas oficiais; "O papel do assessor nos órgãos públicos e na iniciativa privada", "Modalidades de entrevistas", "Ética jornalística", "Legislação jornalística", "Crimes de imprensa", entre outros.

Leia mais