Governo de MT exige diploma para jornalistas que participarem de concurso público
Governo de MT exige diploma para jornalistas que participarem de concurso público
Apesar de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ter acabado com a exigência do diploma para o exercício do Jornalismo, o Governo do Mato Grosso está exigindo o documento para concorrentes ao cargo de Técnico de Desenvolvimento Econômico e Social.
Das 10.086 vagas oferecidas pelo estado, seis são para jornalistas. Segundo o site Olhar Direto, o diploma de Jornalismo deverá ser apresentado pelo candidato aprovado após sua nomeação. Keka Werneck, presidente de Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), afirmou que considera positiva a abertura de vagas para jornalistas, ainda que os cargos não sejam específicos para a profissão.
"Isso já é um ganho muito grande para a profissão, pois no momento em que estamos vivendo o Governo entra em papel de destaque exigindo o diploma no concurso, quando na iniciativa privada esta obrigatoriedade já não existe", declarou.
"O fato do Governo realizar provas com questões específicas para jornalistas também é muito interessante e demonstra a importância da academia, a importância de se estudar, não só pelo diploma, mas pelo conhecimento adquirido. Vai passar aquele que realmente tiver o conhecimento", continuou.
Nos conhecimentos específicos para jornalistas serão cobrados 23 tópicos, como "As diversas formas de jornalismo (on-line, radiojornalismo, telejornalismo, comunitário, documentário) e seu papel no mundo global", "Redação de boletins informativos, comunicados, matéria jornalística", "O texto jornalístico - características: a estrutura da notícia; números e siglas", "Produção de releases, comunicados e notas oficiais; "O papel do assessor nos órgãos públicos e na iniciativa privada", "Modalidades de entrevistas", "Ética jornalística", "Legislação jornalística", "Crimes de imprensa", entre outros.
Leia mais






