Governo da Turquia bloqueia site com insultos a fundador da república no país

Governo da Turquia bloqueia site com insultos a fundador da república no país

Atualizado em 27/03/2008 às 16:03, por Redação Portal IMPRENSA.

A Turquia bloqueou nesta quinta-feira (27) o acesso ao site Slide e ao seu popular software de multimídia online, após um tribunal local ter decidido que a página permitia aos seus utilizadores publicar fotos e textos com insultos a Mustafa Kemal Ataturk, fundador da república turca.

O Slide junta-se assim ao YouTube, Facebook e MySpace, também bloqueados no país, por oferecerem serviços que "violam leis nacionais a respeito de restrições à liberdade de expressão". Paquistão, Tailândia e China seguem o mesmo caminho.

A lei turca proíbe insultar a "identidade da nação", as instituições estatais e Ataturk, o "pai" da Turquia moderna. Essa norma já levou famosos escritores, acadêmicos e figuras políticas a enfrentar processos judiciais.

John Duncan, do Slide, explicou que a empresa começou a receber queixas dos internautas turcos sobre os serviços do site em fevereiro, pouco depois do tribunal ter ordenado o bloqueio da página, no dia 24 de janeiro, apesar de a companhia nunca ter recebido qualquer aviso formal de ordem judicial. Ele afirmou que a política do site é retirar o conteúdo ofensivo da sua página, apesar de apoiar a liberdade de expressão.

Com informações do site sapo.pt

Leia mais