Governo da Guatemala responde artigo de jornal antes do texto ser publicado

Vice-presidente – citada no artigo – disse que o recebeu por meio de um envelope anônimo. Ela afirma que não foi procurada pelo jornal.

Atualizado em 17/09/2014 às 16:09, por Redação Portal IMPRENSA.

O governo da Guatemala publicou uma resposta a um do jornal El Periodico sobre a vice-presidente do país Roxana Baldetti antes mesmo do texto chegar a ser impresso. No comunicado divulgado no portal da administração federal, é possível ver fotos da matéria, que ligam uma propriedade de luxo da política a empresários que teriam se beneficiado de contratos governamentais.
Crédito:Reprodução Governo é acusado de espionar o jornal para acessar texto antes da publicação
Segundo Reuters, a situação provocou uma onda de comentários que questionam uma suposta espionagem do governo aos veículos de comunicação da região. "Esta é a espionagem que viola a confidencialidade da imprensa e gera incerteza e intimidação", disse Frank La Rue, ex-investigador especial da Organização das Nações Unidas (ONU) no campo da liberdade de expressão.
Baldetti afirmou ter recebido o artigo por meio de um envelope anônimo. De acordo com a oficial, a resposta foi publicada porque o jornal não a tinha procurado para dar a sua versão dos acontecimentos. Ela afirma que a propriedade em questão foi comprada pela sua família antes de chegar ao cargo de vice-presidente e que havia declarado tudo de acordo com a lei.
"O governo não espiona os meios de comunicação", acrescentou em um . Presente na versão impressa da última terça-feira (16/9), a matéria foi co-escrita pelo fundador do diário, José Ruben Zamora. Pelo Twitter, o diretor que o que o governo fez foi ilegal e imoral.