Governo da Guatemala cria agência estatal de notícias
Governo da Guatemala cria agência estatal de notícias
O presidente da Guatemala, Álvaro Colom, anunciou o lançamento de um canal estatal de televisão e a criação de uma agência de notícias do governo. Segundo ele, o objetivo será implantar um sistema de informação que priorize o equilíbrio. O projeto deve ser consolidado nos próximos dois anos.
De acordo com o jornal El Periódico , o canal funcionará junto com o Congresso Nacional, que desde 2004 opera sua própria emissora de TV (canal 9). O veículo ainda não foi ao ar porque o orçamento ainda não foi aprovado.
O projeto ocorre menos de um ano depois do governo relançar a rádio oficial TGW (A Voz da Guatemala). Para Colom, o país precisa de atuação do governo para complementar a informação difundida pelas empresas privadas. "Os meios de comunicação têm a responsabilidade de transmitir verdades (...) e essas verdades se transmitem em um clima de interesses", declarou.
A iniciativa do governo, porém, é vista de forma crítica por especialistas no setor. Em uma coluna no El Periódico , o sociólogo Gustavo Berganza avaliou que a intervenção do poder público permitirá "manter fora dos olhos do público tudo aquilo que contrarie ou deteriore a imagem de seu empregador".
Leia Mais
-






