Governo da China decide criar própria ferramenta de buscas

Governo da China decide criar própria ferramenta de buscas

Atualizado em 17/08/2010 às 17:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Após meses de atrito com o Google, o governo da China declarou, na última segunda-feira (16), que criará sua própria ferramenta de buscas. O projeto seria realizado pelas estatais China Mobile e Xinhua News Agency, segundo informa o Link!, do Estadão .

A ideia, ao que tudo indica, nasceu a partir dos desentendimentos constantes entre a empresa norte-americana e o governo chinês. O Google chegou a anunciar que suspenderia suas ações no país como protesto contra as intervenções de autoridades chinesas.

No ponto alto da crise, no último mês de março, a Google redirecionou os visitantes de seu site para uma página hospedada em um provedor de HongKong, que exibia todos os resultados das buscas, totalmente livre de censura.

Caso o governo chinês persista na ideia de criar um bsucador bancado pelos cofres públicos, o maior prejudicado deve ser a ferramenta privada Baidu, qu domina 70% do tráfego no país, contra 24% do Google. Essa será a segunda vez que o Governo da China tenta criar um buscador. Em janeiro, lançou a versão beta do Goso, criado pelo jornal oficial do Partido Comunista. A iniciativa, no entanto, não ofereceu perigo aos dois líderes de mercado.

Leia mais