Governo da Bahia indeniza família de jornalista morto em 1998

Governo da Bahia indeniza família de jornalista morto em 1998

Atualizado em 07/04/2010 às 12:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta quarta-feira (7), a família do jornalista Manuel Leal recebeu do governador Jaques Wagner (PT) indenização de R$ 100 mil por conta do assassinato do fundador do jornal A Região . A entrega acontece na mesma data em que se comemora o "Dia do Jornalista".

Agência Brasil
Jaques Wagner

Segundo informou o jornal Correio , o pedido de indenização foi feito pela Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). Leal foi morto a tiros em janeiro de 1998, na cidade de Itabuna.

Em comunicado, o governo da Bahia informa que a indenização, "além do valor pecuniário, é um reconhecimento da responsabilidade do estado na preservação dos profissionais de comunicação e na garantia da liberdade de expressão".

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) elogiou a atitude do governo em indenizar a família de Leal. Na avaliação da entidade, "é a primeira vez que um estado brasileiro admite sua responsabilidade em um crime contra um jornalista". A SIP pede ainda que o caso seja reaberto, para que os responsáveis pelo possam ser presos.

Leia Mais

-