Governo da Austrália critica cartum publicado em jornal indiano sobre polícia do país

Governo da Austrália critica cartum publicado em jornal indiano sobre polícia do país

Atualizado em 08/01/2010 às 17:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Um cartum publicado no jornal indiano India's Mail Today foi considerado "profundamente ofensivo" pelo governo da Austrália. A imagem mostra um policial australiano retratado como membro da organização racista Ku Klux Klan. A publicação do desenho ocorre logo após o assassinato de um indiano de 21 anos na cidade de Melbourne.

Segundo vice-primeira-ministra da Austrália, Julia Gillard, "qualquer sugestão do tipo [racista] é profundamente ofensiva e gostaria de condenar a realização de tais comentários". A polícia do país, no entanto, não deu importância ao caso, afirmando que se tratou apenas de "um dia de poucas notícias em Nova Déli".

O editor do jornal, Bharat Bhushan, disse que o cartum teve o objetivo de despertar a "introspecção" nos australianos sobre a natureza da sua sociedade, informou a BBC. "As pessoas na Índia estão percebendo esses ataques como racistas porque os seus filhos estão sendo atacados e mortos. Portanto, é bom se a Austrália fica agitada. Quanto mais agitados ficam, mais irão trabalhar para melhorar a situação".

Leia mais