Governo colombiano é acusado de censurar cobertura de eleições presidenciais
Governo colombiano é acusado de censurar cobertura de eleições presidenciais
O Círculo de Jornalistas de Bogotá (CPB) acusou, nesta sexta-feira (28), o governo da Colômbia de impor restrições à imprensa na cobertura das eleições presidenciais, que serão realizadas neste domingo (30). Segundo a entidade, as autoridades do país exigem que só sejam publicados os acontecimentos confirmados oficialmente.
Em um comunicado, o CPB considerou que a medida impede os cidadãos de denunciarem delitos, repressões de grupos fora da lei ou roubo de votos. "O CPB lamenta e condena que, com essas medidas, se esteja censurando previamente e eliminando a liberdade de expressão, que está assegurada na Constituição Política da Colômbia", afirmou a associação.
O ministro de Interior e Justiça, Fabio Valencia, negou que o decreto fira a liberdade e independência profissional de imprensa. "O jornalista poderá se valer de qualquer fonte de informação, mas para buscar o equilíbrio, ou seja, a imparcialidade e a veracidade, é necessário que essa informação seja confrontada com a fonte oficial, tendo em vista que estamos diante de temas de ordem pública", disse Valencia em comunicado.
Leia mais
-
-






