Governo chinês cria página na internet para comunicação com líderes

Governo chinês cria página na internet para comunicação com líderes

Atualizado em 13/09/2010 às 17:09, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornal oficial chinês Diário do Povo inaugurou site no qual os cidadãos podem deixar recados aos principais lideres do país, informou nesta segunda-feira (13) o periódico.

A página chama-se "Linha Direta com Zhongnanhai" (complexo do Executivo chinês na capital Pequim) e mostra as fotos dos nove membros do Politburo às quais são direcionadas as mensagens dos internautas.

Cerca de 16 mil pessoas escreveram no espaço dedicado ao presidente da China, Hu Jintao, e próximo de 11 mil para o primeiro-ministro Wen Jiabao em pouco menos de uma semana, relatou o jornal Xin Beijing .

Segundo o veiculo, a maior parte das mensagens se concentra na luta contra a corrupção, o preço da moradia e a reforma educativa e sanitária. "Se vocês se preocupam com as condições de vida da população, então sejam solidários: matem os dirigentes corruptos e os tiranos locais", afirma uma mensagem dirigida a Hu Jintao.

A iniciativa do governo chinês tem obtido sucesso com o público, mas muitos criticam a página como gesto superficial e não um "meio eficaz para comunicar os problemas", afirma o jornal Global Times .

A China impõe forte censura sobre opiniões críticas ao governo publicadas na internet ou que citam a defesa dos direitos humanos no país.

Leia mais

-

-