Governo chinês censura documentário de jornalista sobre poluição no país
Após pelo menos 200 milhões de pessoas assistirem ao documentário “Under the Dome” (Sob o Domo), da jornalista Chai Jing, sobre os problemasde poluição na China, o governo local decidiu remover o vídeo dos sites chineses, informou a agência Associated Press.
No momento, o poder legislativo chinês passa por sua reunião anual, o que poderia ter motivado a censura neste sábado (07/03). No filme de 104 minutos, a ex-repórter da TV estatal chinesa mostra os custos sociais e os problemas de saúde gerados pelos problemas de poluição no país.
Lançado no começo de março, o vídeo traz os anseios de Chai Jing ao ter que criar sua filha pequena praticamente “enjaulada” em casa por causa da contaminação do ar. De forma didática, a jornalista traz as causas e consequências da degradação ambiental.
“Houve 175 dias poluídos por aqui no ano passado. Isso significa que por metade do ano eu não tive outra escolha a não ser manter minha filha dentro de casa”, disse a repórter para uma plateia que assistiria em seguida ao documentário, em Pequim.
Curiosamente, o vídeo recebeu apoio do ministro do Meio Ambiente e foi elogiado pela mídia estatal assim que foi lançado. O discurso mudou dias antes do início da reunião anual do Congresso Nacional do Povo, que vai discutir a poluição do ar em Pequim.





