Governo chinês bloqueia blog do Globo Online
Governo chinês bloqueia blog do Globo Online
O governo da China está sofisticando seus filtros para a censura de sites na internet, e, a apenas quatro meses para a abertura das Olimpíadas, passou a bloquear blogs e sites de notícias sobre o país em outras línguas que não o inglês.
Desde domingo, o blog "No Oriente", hospedado no portal de notícias do Globo Online e produzido pelo jornalista Gilberto Scofield Jr., não pode mais ser acessado de Pequim. Quem clica no blog, vê a mensagem "A página não pode ser exibida", típica de sites censurados.
Como os outros blogs do Globo Online estão visíveis, provavelmente este foi bloqueado por seu conteúdo sobre os recentes conflitos no Tibete, com análises de especialistas e relatos de tibetanos que acusam a China de não admitir a invasão, promover uma repressão sistemática na região e não tentar dialogar com a sociedade local, não apenas em Lhasa, capital do Tibete, mas em outras províncias densamente habitadas por tibetanos, como Qingnhai, Gansu e Sichuan.
Alguns sites de notícias em inglês que sempre foram bloqueados - como o da rede BBC, há pelo menos três anos fora do ar - passaram a ser abertos à visitação dentro da China, mas as notícias sobre o país continuam bloqueadas. O mesmo ocorre agora com o site de vídeos YouTube, que deixou de ser totalmente bloqueado e agora censura apenas os vídeos de conflitos no Tibete ou sobre o Dalai Lama.
"O que os visitantes estrangeiros para as Olimpíadas vão perceber não é uma abordagem mais relaxada da internet, mas seu refinamento", diz a revista americana The Atlantic Magazine , acrescentando que o bloqueio agora segue um padrão de uso de IP (o endereço do micro na rede), podendo liberar acessos de determinados cibercafés, quartos de hotel ou centros de convenção pela capital chinesa.
Com informações do Globo Online.
Leia mais






