Governo britânico quer proibir acesso à web de internautas infratores

Governo britânico quer proibir acesso à web de internautas infratores

Atualizado em 25/08/2009 às 18:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Uma proposta do governo britânico pretende bloquear o acesso à web dos internautas que fizerem downloads ilegais de músicas a partir de sites de compartilhamento, como o LimeWire e Kazaa.

De acordo com o governo, a ideia é acelerar o combate ao compartilhamento ilícito de arquivos. A intenção é evitar prejuízos às indústrias de entretenimento.

O projeto exige, por exemplo, que os provedores de acesso à Internet tomem atitude contra infratores reincidentes. Entre as medidas punitivas está a redução da velocidade da banda larga ou a suspensão temporário da conta do indivíduo.

Propostas anteriores do governo previam que a determinação das medidas técnicas contra os infratores ficasse a cargo do órgão regulador de mídia Ofcom, o que significava que as primeiras iniciativas para conter o problema não entrariam em vigor até 2012.

"O governo agora tem a visão de que, se a ação for considerada necessária, poderia ser muito tempo para esperar, dada a pressão da pirataria sobre as indústrias criativas", informou o governo em um comunicado. "As novas ideias apresentadas hoje potencialmente permitem que medidas sejam tomadas mais cedo".

Com as novas propostas, segundo informa a agência de notícias Reuters, a Secretaria de Estado instruirá a Ofcom a estabelecer medidas técnicas para reprimir a pirataria se necessário.

"A tecnologia e o comportamento do consumidor mudam rapidamente e é importante que a Ofcom tenha flexibilidade para responder rapidamente ao compartilhamento ilegal de arquivos", afirmou o ministro Stephen Timms por meio de comunicado.

Leia mais