Governo britânico cria serviço de rastreamento de e-mails

Governo britânico cria serviço de rastreamento de e-mails

Atualizado em 04/05/2009 às 09:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Governo britânico cria serviço de rastreamento de e-mails

O governo britânico anunciou a criação de uma tecnologia que possibilitará controlar todas as correspondências eletrônicas e informações repassadas pela internet. O serviço será composto por uma espécie de "caixa-preta", em que será armazenada toda a comunicação mantida pela rede mundial de computadores. O objetivo do polêmico projeto, segundo o Centro de Comunicações do governo, será evitar a propagação de ações terroristas em território britânico.

Na semana passada a ministra do Interior britânica, Jacqui Smith, havia anunciado o fim do projeto, o que não fora confirmado. Segundo informações do jornal Sunday Times , autoridades do Reino Unido já teriam firmado um contrato com a empresa Detica para a realização do serviço.

Crítica a decisão do governo, a diretora da organização de direitos humanos Liberty, Shami Shakrabarti, afirmou que o sistema permitirá "espionar" cidadãos comuns do país.

O serviço será composto por uma enorme sala com supercomputadores, que irão supervisionar e gravar todos os dados repassados pela internet. Até o momento, o acesso às informações confidenciais da web só é permitido em casos concretos de suspeita de crimes ou com autorização do secretário de Estado.

O governo pretende, com essa iniciativa, prevenir-se de possíveis contatos e planejamentos sobre ataques terroristas no Reino Unido. A informação é da Reuters.

Leia Mais

-

-