Governo anunciará pacote de medidas para proteção de jornalistas, diz Maria do Rosário

Maria do Rosário, ministra da Secretaria de Direitos Humanos, informou que o governo brasileiro anunciará medidas para garantir a proteção de jornalistas, inclusive durante a cobertura de protestos no País.

Atualizado em 06/03/2014 às 09:03, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:Agência Brasil Ministra diz que governo apresentará pacote de medidas para proteger jornalistas

Segundo O Estado de S. Paulo , a ministra, que está em Genebra para reuniões na ONU, disse que ideia é criar um protocolo de proteção à imprensa. A medida incluirá ações e recomendações para o governo, polícia, bem como para os meios de comunicação.


Um dos principais pontos é o treinamento dos policiais para que garantam a proteção dos profissionais de imprensa. Além disso, haverá uma medida que proibirá os agentes de confiscar ou destruir materiais de trabalho dos jornalistas como câmeras de vídeo, fotografia ou gravadores.


No entanto, também haverá recomendações para os veículos de comunicação, que serão orientados a garantir equipamentos de segurança para os profissionais que participarem da cobertura de manifestações.


Relatório sobre violência


Maria do Rosário informou que, na próxima semana, o governo deve apresentar o resultado do trabalho de mais de um ano sobre a violência contra a imprensa, realizado em colaboração com entidades profissionais e relatores da ONU e da Unesco.


A principal recomendação, segundo a ministra, será a criação do Observatório sobre a Proteção a Comunicadores, que monitorará eventuais violações aos direitos humanos. "Para reforçar a proteção desse direito, está em curso a elaboração de medidas adicionais para garantir a proteção dos profissionais de comunicação", declarou em discurso ao Conselho de Direitos Humanos da ONU.


Leia também

-

-

-