Governo afegão impõe censura à imprensa no dia das eleições
Governo afegão impõe censura à imprensa no dia das eleições
O governo do Afeganistão ordenou na última terça-feira (18) que os veículos de imprensa locais e do Ocidente não divulguem informações sobre ações violentas no dia das eleições presidenciais do país. De acordo com o decreto, formulado pelo Ministério das Relações Exteriores, a medida ocorrerá das 6h às 20 desta quinta-feira (20), horário da capital Cabul.
Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo , o governo não forneceu justificativas à medida, tampouco punições que ocorrerão aos veículos que descumprirem a determinação. "Tomamos essa decisão em nome do interesse nacional do Afeganistão, para encorajar as pessoas a se animarem, saírem e votarem", disse Siamak Herawi, porta-voz do presidente Hamid Karzai, candidato a reeleição. "Essa decisão irá controlar o impacto negativo dessas notícias. Se algo acontecer, irá evitar que seja exagerado, assim as pessoas não irão temer sair e votar", completou.
Cerca de 22 pessoas morreram na última terça-feira, em diferentes ataques ocorridos em várias regiões do país. Militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), equipes da comissão eleitoral independente, responsável pela organização do pleito, estão entre as vítimas.O grupo fundamentalista islâmico Taleban já anunciou que poderá realizar ataques no dia das eleições presidenciais e pede às pessoas que permaneçam em casa.
Leia Mais
-






