Google, Yahoo! e Microsoft se unem para garantir liberdade de expressão
Google, Yahoo! e Microsoft se unem para garantir liberdade de expressão
Na última terá-feira (28), Google, Yahoo! e Microsoft e outras empresas do setor tecnológico anunciaram sua adesão à Global Network, uma iniciativa que visa garantir a liberdade de expressão e a privacidade contra intromissões governamentais. Participam também da Network algumas organizações de defesa dos direitos humanos como a Human Rights Watch e as empresas européias de telecomunicações France Telecom e Vodafone
Segundo a agência de notícias Efe, a intenção é de que as empresas participantes se comprometem a evitar e minimizar o impacto das restrições impostas pelos Governos.
A través de um comunicado, o Yahoo! explicou que o acordo servirá de guia para que as companhias "protejam e promovam a liberdade de expressão e a privacidade em todo o mundo quando houver leis e políticas que interfiram nos direitos humanos".
"O Yahoo! foi fundado sobre a idéia de que o acesso à informação melhora a vida das pessoas, e os princípios que publicamos hoje refletem a determinação de que nossas ações correspondam com nossos valores em todo o globo", disse Jerry Yang, co-fundador e executivo-chefe da empresa.
Em 2004, o Yahoo! foi muito criticado por colaborar com as autoridades chinesas na identificação de Shi Tao, um jornalista que tinha utilizado sua conta de e-mail para denunciar a censura de imprensa no país e que hoje cumpre pena de dez anos.
Leia mais






