Google vai à justiça contra suposto monopólio da Microsoft
Google vai à justiça contra suposto monopólio da Microsoft
O Google anunciou que pretende aderir a uma ação antitruste movida pela União Européia (UE) contra a Microsoft. A informação é do The New York Times . O processo, iniciado em janeiro de 2009, acusa a Microsoft de impor, de forma ilegal, o seu navegador de web, Internet Explorer ao sistema operacional Windows, o que provocaria concorrência desleal com as outras empresas do setor. O Google, que em 2008 lançou o navegador Chrome, a Fundação Mozilla, responsável pelo Firefox, e o Opera, também pediram para entrar na ação.
"O Google entende que no mercado de navegadores ainda existe pouca competição, o que impede à inovação (...) Isso acontece porque o Internet Explorer está vinculado ao sistema operacional dominante da Microsoft, o que dá a empresa uma concorrência desleal", disse em um blog o vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google, Sundar Pichai.
A Microsoft não fez comentários sobre a entrada do Google na ação. Em janeiro a empresa chegou a declarar que a União Européia poderia impor sanções contra a suposta formação de "trustre", medida que obrigaria a Microsoft, entre outras coisas, a alocar navegadores concorrentes no sistema operacional Windows.
A Microsoft detém 68% da fatia de mercado do serviço de navegadores na internet, contra 21% do principal concorrente, o Mozilla, responsável pelo Firefox.
Leia Mais
-
-






