Google presta primeiro depoimento nos EUA sobre espionagem
Na última quarta-feira (13/11), ao prestar o primeiro depoimento ao Congresso dos EUA, o Google exigiu que o governo do país seja mais transparente sobre a espionagem online.
"Os governos têm o dever de proteger seus cidadãos. A atual falta de transparência sobre a natureza da vigilância do governo em países democráticos, no entanto, enfraquece a liberdade que a maioria dos cidadãos preza", ressaltou o diretor do Google.
De acordo com a Reuters, os membros do Congresso debateram quais alterações devem ser realizadas nos programas de vigilância e na legislação após os vazamentos para a imprensa de documentos secretos pelo ex-técnico da CIA, Edward Snowden.
O governo do presidente Barack Obama aprova os programas e o sigilo, justificando que são necessários para combater grupos militantes como a Al Qaeda. Alguns parlamentares afirmaram que não há intenção de autorizar programas amplos como a coleta diária de milhões de dados de chamadas telefônicas.
Google, Microsoft e outras grandes empresas de tecnologia solicitaram à Justiça que tenham permissão para divulgar ao público maiores detalhes sobre as ordens que recebem do tribunal de vigilância.
Leia também
- -
-






