Google prepara entrada no mercado brasileiro de telefonia móvel

Google prepara entrada no mercado brasileiro de telefonia móvel

Atualizado em 25/03/2008 às 13:03, por Redação Portal IMPRENSA.

O Google prepara sua entrada no mercado brasileiro de telefonia móvel, com a intenção de adquirir licenças de Wi-Fi, aproveitando uma brecha tecnológica. O serviço Wi-Fi, uma espécie de "freqüência-atalho", lhe permitirá escapar da concorrência direta com as grandes operadoras do país.

O Google já fez uma consulta à Anatel a respeito da viabilidade da operação, uma vez que a regulamentação do serviço Wi-Fi deverá passar por mudanças, com o objetivo de tornar o padrão mais atrativo para os investidores.

O Brasil foi escolhido pelo Google para ser um dos primeiros países a ter sua nova plataforma de celular. Além do tamanho do mercado consumidor, chamou a atenção da empresa o expressivo número de usuários do Skype. Aos olhos do Google, trata-se de um indicador que o serviço de telefonia em banda larga pode ser comercialmente rentável.

Ao mesmo tempo, o Brasil é uma de suas maiores operações fora dos EUA. O volume de acessos no país ao Google cresce a taxas superiores a de muitas nações ricas da Europa. Inicialmente, o portal norte-americano ofereceria o novo serviço em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Os aparelhos comercializados no Brasil usariam a plataforma celular que está sendo desenvolvida em parceria com NEC, Texas Instruments e Qualcomm. Estes handsets também serão vendidos para outras empresas de telefonia móvel.

Com informações do site Cidade Biz

Leia mais