Google pode ter apagado perfis de usuários do Orkut que faziam propaganda eleitoral

Google pode ter apagado perfis de usuários do Orkut que faziam propaganda eleitoral

Atualizado em 21/08/2008 às 17:08, por Redação Portal IMPRENSA.

O Google pode ter apagado perfis do Orkut de internautas que apoiavam candidatos às eleições em Itajaí, Santa Catarina.

Apesar de não comentar casos específicos de exclusão de páginas, a empresa de internet confirma que os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) podem solicitar a retirada de perfis do Orkut ligados à política, caso os internautas enviem spams fazendo propaganda ou divulguem algo ilegalmente.

De acordo com apuração do site G1, dois perfis do estudante de comércio exterior Patrick Von Hebert, 21, foram deletados na última terça-feira (19). Os dois perfis mostravam apoio a um candidato na foto de apresentação, e foram suspensos "devido a violações observadas nos termos de serviço".

O estudante afirmou que consultou "todos os itens dos termos de serviço e nada consta sobre perfis que assumem voto ou sobre aqueles que fazem a divulgação de candidatos". Além disso, ele declarou que foram excluídos do site perfis de usuários que defendiam o seu candidato e de internautas contrários a ele.

Outro prejudicado, segundo o G1, foi o estudante de direito e músico Fabiano Morisco Jacinto, 31. Avisado da exclusão de seu perfil em uma lista de discussão, ao digitar login e senha ele encontra a mensagem da suspensão do serviço.

"Eu tinha apenas o logotipo de um partido em meu álbum de fotos, que estava restrito aos meus amigos. Minha intenção ao divulgar a imagem era me posicionar e exercer a liberdade de expressão. Foi um ato abusivo, inclusive porque ninguém foi avisado sobre essa possibilidade de exclusão", explicou o estudante.

O diretor de comunicação do Google Brasil, Félix Ximenes, disse que a empresa recebe atua "mediante denúncias", e que já recebeu ordens de juízes eleitorais sobre exclusão de perfis do Orkut.

A Justiça Eleitoral definiu que nas eleições deste ano "a propaganda eleitoral na internet somente será permitida na página do candidato destinada exclusivamente à campanha eleitoral".

Leia mais