Google, Facebook e telefônicas devem participar de audiências da CPI de Espionagem

Para investigar as denúncias de vigilância de e-mails e telefonemas pelos Estados Unidos ao Brasil, a CPI da Espionagem aprovou em reunião na última terça-feira (24/9) a realização de uma série de audiências públicas.

Atualizado em 25/09/2013 às 09:09, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:Agência Brasil CPI da Espionagem quer averiguar participação de empresas no esquema

De acordo com a Agência Senado, a intenção é saber se houve participação de empresas e como as interceptações foram feitas. Entre os convidados a serem ouvidos pelos senadores estão representantes de companhias telefônicas, como Telefônica, GVT, Oi e TIM, e da Google Brasil, Facebook Brasil e Microsoft.


Os parlamentares aprovaram a solicitação do senador Roberto Requião (PMDB-PR), que pediu à Polícia Civil do Rio de Janeiro e à Polícia Federal cópias dos inquéritos destinados a investigar o furto de dois computadores portáteis da Petrobras no início de 2008.


Requião afirma que a espionagem dos EUA referente aos dados sigilosos da Petrobrás faz recordar “o estranho e não explicado” furto dos computadores da empresa. Para ele, há uma grande possibilidade de que os dois fatos estejam ligados, uma vez que os computadores possuíam dados sigilosos sobre a capacidade produtiva de campos petrolíferos do pré-sal e, além disso, o transporte dos equipamentos era feito por empresa estrangeira sediada nos Estados Unidos.


Leia também

- - -