Google e Yahoo! reduzem termos de acordo para possível aprovação
Google e Yahoo! reduzem termos de acordo para possível aprovação
Como forma de convencer as autoridades norte-americanas a aceitar a parceira publicitária proposta em junho, e anunciaram, nesta terça-feira (04), reduções no acordo oficial, apontando a diminuição da duração da aliança de dez para dois anos. As duas empresas de Internet enviaram uma proposta reformulada ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos com o objetivo de obter o consentimento da Comissão Antitruste do país.
A decisão, segundo informado em reportagem do jornal The New York Times, foi tomada após o Google dar sinais de que desistiria do negócio com seu rival. Apesar de ambas as partes não se pronunciarem a respeito, já se sabe que o novo projeto limita também a porcentagem da receita que o Yahoo! pode receber do Google em 25% e dá aos anunciantes do Google a alternativa de não exibirem suas campanhas no Yahoo!.
As duas alegam que o acordo, na verdade, beneficiaria os concorrentes, e que não controlam os preços da publicidade pelo sistema do Google, que são definidos por meio de leilões. Por outro lado, associações que representam alguns dos maiores anunciantes dos Estados Unidos disseram que a aliança resultaria em uma redução na concorrência, levando a preços mais altos e não reforço do domínio do Google sobre o mercado de anúncios vinculada a buscas.
Desde que foi anunciada, a parceria está sendo investigada por reguladores norte-americanos e enfrenta a desaprovação de anunciantes e associações de proteção ao consumidor. Ainda nesta semana, uma resposta deve ser divulgada.
Leia mais
-
-






