Google é multado na França por digitalizar livros protegidos por direitos autorais
Google é multado na França por digitalizar livros protegidos por direitos autorais
O Google foi multado em 300 mil euros pela Justiça da França por digitalizar sem autorização livros protegidos por direitos autorais. A denúncia partiu da editora La Martinière, por conta de um projeto da companhia que pretende oferecer milhares de livros digitalizados através do Google Book Search.
Um acordo entre o Google e editoras e autores norte-americanos prevê o pagamento de 87 milhões de euros para a criação do "Books Right Registry" (registro de direitos de livros), no qual os autores e editores podem registar obras e receber uma compensação por isso.
Segundo a agência de notícias Reuters, autores e editoras ficariam com 70% das vendas dos livros registrados. Além dos 30% restantes, o Google teria direito a digitalizar obras "órfãs", cujos detentores de direitos são desconhecidos.
News Peter Brantley, do The Internet Archive, afirmou à BBC que "caso o acordo seja aprovado, o Google ganha um monopólio com o consenso dos tribunais e o direito de explorar uma enorme coleção de livros do século XX".
Leia mais






