Google cria site pra ajudar na busca de sobreviventes de terremoto no Japão

Google cria site pra ajudar na busca de sobreviventes de terremoto no Japão

Atualizado em 11/03/2011 às 12:03, por Redação Portal IMPRENSA.

O site de busca Google criou uma página específica para facilitar o rastreamento dos sobreviventes do terremoto que atingiu o Japão nesta sexta-feira (11). O é um diretório de dados que permitirá às pessoas mandarem mensagens e alimentarem um banco de dados para buscarem por sobreviventes ou desaparecidos. É também uma forma de avisar aos parentes se a pessoa está a salvo.
O serviço, que já se comprovou bastante útil em outros desastres de grande magnitude, pode ser adicionado em sites e páginas de redes sociais, afirma o jornal Folha de São Paulo .
Muitos voluntários de vários países ajudam na composição do banco de dados do sistema de localização de pessoas do Google, cujo uso inicial ocorreu durante o terremoto do Haiti, em janeiro de 2010. A ferramenta foi desenvolvida a partir do trabalho feito após a passagem do furacão Katrina, que devastou a cidade de New Orleans em 2005.
O terremoto seguido de tsunami que atingiu a ilha foi um dos maiores tremores da história do Japão desde que começaram as medições. Teve magnitude 8,9 na escala Richter e tremores menores ainda podem ser sentidos. A tragédia já contabiliza mais de 300 mortes e a polícia japonesa acredita que o número tende a crescer.



Leia Mais