Google cede a pressões e muda página para colocar termos de privacidade na capa

Google cede a pressões e muda página para colocar termos de privacidade na capa

Atualizado em 08/07/2008 às 11:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Cedendo a pressões de grupos de defesa da privacidade dos usuários de internet a Google resolveu disponibilizar um link para os termos de privacidade na capa de seu serviço.

De acordo com o site Digital Trends, o link foi inserido em letras miúdas no rodapé da página, ao lado do símbolo de direitos autorais, substituindo a palavra Google e preservando a estrutura limpa, principal assinatura da capa do site.

O endereço eletrônico de buscas vinha sendo alvo de críticas por não querer modificar a página para colocar o link para política de privacidade, que é um padrão de sites que utilizam informações de seu usuário comercialmente. A empresa alegava que os termos poderiam ser encontrados dentro da página "Tudo sobre o Google" ou ainda através de uma pesquisa rápida no serviço, mas o assunto era delicado já que, ao não disponibilizar o link na capa, a companhia poderia ferir a lei de proteção à privacidade online da Califórnia, criada em 2003.

Através do blog da Google, a empresa explicou que Larry e Sergey, fundadores do serviço, permitiriam a palavra na capa desde que uma palavra fosse removida, mantendo a "contagem de palavras" da capa baixa.

"Alguns usuários, blogueiros e organizações nos perguntaram por que não tínhamos um link e, depois de avaliar, decidimos que era a hora certa de colocá-lo", explicou o porta-voz Steve Langdon ao blog do New York Times.

O link para os termos está disponível apenas na capa americana; nas capas brasileira, portuguesa, inglesa e chinesa o serviço mantém a palavra Google, sem qualquer link para a política de privacidade.

Com informações da Magnet

Leia mais