Google Brasil facilitará acesso a dados do Orkut
Google Brasil facilitará acesso a dados do Orkut
Em anúncio realizado na última quarta-feira (05), a empresa Google Brasil informou que, a partir da próxima semana, vai passar a responder como procuradora de sua matriz, o Google Inc, que tem sede nos Estados Unidos. Nos últimos anos, as autoridades brasileiras tiveram de entrar em contato com o Google Inc. quando precisaram buscar informações sobre crimes no site de relacionamentos Orkut.
Ao site de notícias G1, o diretor geral do Google Brasil, Alexandre Hohagen, esclarece que os dados continuarão sendo armazenados nos EUA, mas que a mudança deve agilizar o processo de identificação dos responsáveis pela publicação de informações que caracterizem crime, dentro da legislação brasileira.
Durante muito tempo, a filial brasileira da Google alegou que não poderia repassar dados solicitados pela Justiça local, porque todas as informações estariam em poder do Google Inc. Neste caso, a Justiça deveria solicitar os dados à matriz da companhia, o que atrasava o processo. O Ministério Público Federal contestava as afirmações da empresa, alegando que outras companhias - como Microsoft e Yahoo! - apesar de também utilizarem servidores internacionais, têm autonomia para colaborar com o fornecimento de dados, quando necessário.






