Google anuncia lançamento de navegador de internet próprio

Google anuncia lançamento de navegador de internet próprio

Atualizado em 02/09/2008 às 14:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta terça-feira (02), o Google lança, em 100 países, seu próprio navegador de internet, o Google Chrome. De acordo com publicação da agência AFP, o browser, ainda em versão de testes (chamada versão beta), foi elaborado para enfrentar a nova geração de aplicativos da web, dominada por gráficos e espaços multimídia, disputando com a Internet Explorer, da Microsoft.

Segundo o blog do Google, o novo navegador é, aparentemente, simples. "Para a maioria das pessoas, não é o navegador que interessa. Ele é apenas uma ferramenta para rodar as coisas importantes - as páginas, os sites e os aplicativos. Assim como a clássica homepage do Google, o Google Chrome tem um visual limpo e é rápido", diz o texto no site. O Google afirma, porém, que a empresa está pronta para construir as bases de um navegador capaz de rodar aplicações complexas da web muito melhor do que atualmente.

A princípio, o Chrome será lançado para computadores que operam com o Windows, com futuras versões para sistemas Mac e Linux. O aplicativo poderá ser baixado gratuitamente e seu código será uma fonte aberta para que nenhum usuário pague direitos pelo uso ou adaptação do software. Segundo fontes citadas pelo Wall Street Journal , o navegador foi projetado para tornar mais fáceis e rápidas as pesquisas na internet, ao oferecer melhores recursos na barra de endereços e outros elementos que são muito diferentes dos outros navegadores. O produto terá código aberto, o que significa que ele poderá ser modificado.

"Todos nós no Google passamos a maior parte do nosso tempo trabalhando dentro de um navegador. Buscamos, conversamos e colaboramos uns com os outros em um navegador. E, em nosso tempo livre, fazemos compras, operações bancárias, lemos notícias e mantemos o contato com os amigos - sempre usando um navegador. E por passarmos tanto tempo online, começamos a pensar seriamente que tipo de navegador poderíamos fazer se começássemos a construí-lo com os melhores elementos que dispúnhamos", afirma a empresa no blog.

Leia mais

-
-
-