Google anuncia esforço para digitalizar milhões de páginas de jornais antigos

Google anuncia esforço para digitalizar milhões de páginas de jornais antigos

Atualizado em 08/09/2008 às 16:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Para disponibilizar imagens originais de jornais históricos na Internet, o Google aumentou os esforços para digitalizar milhões de páginas de arquivos de notícias, através de parcerias com as editoras responsáveis pelas publicações.

A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (08), e tem o objetivo de aumentar a quantidade desses arquivos no Google News Archive. Há dois anos a empresa de internet já indexa reportagens dos jornais The New York Times e Washington Post . Agora, o esforço envolverá todos os jornais dos EUA e do Canadá, desde o Pittsburgh Post-Gazette até o Quebec Chronicle-Telegraph - mais antigo jornal da América do Norte, publicado por 244 anos.

De acordo com a agência de notícias Reuters, Punit Soni, gerente de produto do Google, afirmou que "não apenas será possível encontrar essas notícias, mas também visualizá-las exatamente da forma como elas foram publicadas na época, com fotogramas, títulos, artigos, anúncios e tudo".

A ação é semelhante ao Google Book Search, que digitaliza os livros mais antigos, já fora de circulação, das maiores bibliotecas do mundo.

Leia mais